O que é Onboarding e para que serve no meu negócio?

Onboarding é o processo que uma empresa ou negocio usa para familiarizar os novos clientes com os produtos e serviços adquiridos.

É o Boas Vindas , termo em Inglês significa embarcando, embarcar. Sua função de mostrar a jornada deste cliente em todo o processo, com objetivo claro, baseado em ROI (retorno sobre investimento) para o cliente.

As empresas que implementam o ONBOARDING no seu processo, agem junto com seu cliente , o que é diferente de IMPLANTAÇÃO que é você implantar algo para o cliente e não agir junto.

O ONBOARDING tem algumas caracteristicas importantes e que mostra a importância de implementa – lo no processo da sua empresa

  1. A parte mais importante da Jornada, periodo critico
  2. Começar certo = permanecer certo
  3. Gerar confiança e boa impressão
  4. Depende de varios setores e pessoas e não somente do CRM
  5. Estima se que mais de 50% do Churn (cancelamento) tem na origem, onboarding

Onboarding quando bem feito ele causa um impacto favorável nos resultados do negócio, pois é neste primeiro contato que você alinha as expectativas do seu cliente, tira duvidas, orienta a melhor forma de usar o produto e serviço.

5 Beneficios de implementar o ONBOARDING na sua empresa:

  1. Ativação (1ª sucesso)
  2. Retenção
  3. Advocacia da marca (fãs )
  4. Upsell e Cross- sell ( recompra e fidelização)
  5. CSAT, NPS e outras metricas positivas

O que uma empresa ganha implementando o ONBOARDING no seu processo de gestão?

  • Aumento da produtividade
  • Aumento da receita
  • Redução de custos

Como implementar esse processo no meu negócio?

Primeiro passo é entender que esse profissional de Onboarding, não é da área comercial ou seja ele é especifico para essa função. Não fecha vendas, ele instrue a jornada do cliente.

Tem um profissional especializado para esta tarefa?

Este profissional pode ser contratado do mercado ou a empresa desenvolve um colaborador que tenha o perfil para a função.

Qual seria esse perfil profissional?

As Skills mais comuns desse profissional são: Gostar de ensinar, Ter comunicação clara e simplificada, é Expert na solução da propria empresa, usa dados para tomada de decisões e possui visão estratégica ( sabe os porques do Onboarding)

Sugestão de etapas para o processo seletivo de um profissional de Onboarding:

  1. Teste Tecnico
  2. Entrevista com RH
  3. Role Play (simulação)
  4. Entrevista com lider
  5. Finalização

Formato ideal do Onboarding:

  • Ser Humano fazendo Calls
  • Ser Humano presencial
  • Dentro de produto
  • Automatização de E-mail
  • Video, Webinars, cursos
  • Certificações
  • Serviços pagos
  • Canais (parceiros)

Onboarding é trazer velocidade no processo de utilização do seu produto/serviço pelo cliente, onde ela entende o processo e toda a expectativa que gerada pela compra realizada.

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