Customer Success é uma filosofia e a unidade organizacional que impulsionam o sucesso do cliente. Hoje na maioria das empresas um dos problemas é a evasão de seus clientes, que deixam de comprar seu produto ou serviço e que na maioria das vezes, o motivo não é muito claro para o empreendedor que acaba “supondo” motivos e agindo de maneira errada para resolver a perda desse cliente.
Por isso o Customer Success é importante em pequenas, médias e grandes empresas, pois com esta metodologia, é possível prever possíveis problemas que venham futuramente gerar o CHURN (cancelamentos). Por isso o sucesso do cliente se tornou indispensável porque são eles que serão os ADVOGADOS de sua marca. Hoje os clientes bem sucedidos em negócios de receita recorrente fazem duas coisas:
1 – Continuam Clientes
2 – Compram mais Os CEOs de empresas SaaS aprenderam com muita rapidez que os clientes de fato são os reis e que são necessários investimentos reais para torná-los bem sucedidos e para retê-los por muito tempo.
Esse é o segredo financeiro de todos os negócios de receitas recorrentes, é o mais poderoso motor do sucesso do cliente. O Sucesso do cliente abrange, na verdade, três conceitos diferentes,mas correlatos:
1 – Unidade Organizacional
2 – Disciplina
3 – Filosofia
Na essência, sucesso do cliente é uma unidade organizacional que foca na experiência do Cliente, com objetivo de maximizar a retenção e o LTV ( valor monetário total que o cliente gasta). Customer success também se tornou uma disciplina. Como qualquer outra – vendas, gestão de produtos e atendimento ao cliente, com fóruns, cursos, eventos, para apoiar e fomentar o novo ofício e seus profissionais, introduzindo-os em lugar de destaque ao lado de outras funções necessárias ao êxito da empresa.